A gestão de energia é o meio correto e eficiente de se controlar e reduzir o consumo energético das organizações. Isto porque a gestão de energia permite reduzir os custos com este insumo, que se encontra com um preço cada vez mais elevado. Em alguns casos, a gestão de energia eficiente pode levar a uma redução de até 30% na conta de energia.

A otimização de processos é mais uma vantagem da implantação da gestão da energia nas organizações. Para ser mais competitivo, é preciso produzir mais e melhor, com o menor custo possível, e geralmente a energia é a principal vilã para que isso ocorra.

Outro benefício da gestão de energia é que ela ajuda a reduzir emissões de gases do efeito estufa já que, reduzindo-se o consumo, evita-se a produção de energia elétrica por termelétricas que são altamente poluentes.

Redução de custos

Empresas que implementam a gestão de energia e a fazem de forma eficiente geralmente são as que colhem melhores resultados para o negócio. Isso porque um dos principais resultados dessa gestão é a redução de custos. Esta redução advém tanto de ações no uso final da energia, como também em ações do ponto de vista regulatório e tarifário.

Por exemplo, é possível já conseguir uma boa redução na conta de energia apenas identificando dados nas faturas de energia que podem ser otimizados, como a demanda contratada, consumo na ponta e multas por fator de potência.

Dentro das ações no uso final da energia temos as ações de controle no consumo energético dos equipamentos, que podem variar desde operações de manutenção mais frequentes e utilização destes equipamentos de maneira mais consciente, evitando desperdícios de energia elétrica.

Melhoria nos processos produtivos

A boa gestão de energia também ajuda a otimizar os processos produtivos da organização, porque para que seja possível utilizam melhor a energia é preciso mudar hábitos e processos.

Máquinas podem estar se deteriorando e processos específicos de produção se tornando obsoletos com o passar dos anos e passarem despercebidos pelos operadores e gestores. É possível que já existam maneiras mais otimizadas de realizar uma atividade da sua empresa que consuma menos energia, por exemplo.

A gestão de energia é uma prática que deve ajudar as organizações a perceberem esses problemas rapidamente e a corrigi-los antes que causem mais prejuízos. Isso só é possível porque já existem orientações práticas e profissionais sobre como deve ser implementada a gestão de energia nas empresas, o que deu origem à ISO 50001.

Empresa mais sustentável

Outro impacto positivo de uma maior eficiência energética – resultado da boa gestão de energia – é a redução nas emissões de poluentes na atmosfera. Isto é possível porque com processos produtivos otimizados as empresas poderão produzir mais sem necessariamente precisar aumentar a necessidade do consumo de energia elétrica.

Leia mais: Gestão de energia elétrica: o que é e como fazer

Ainda, com o uso mais eficiente da energia, o sistema elétrico nacional não precisará recorrer ao uso das termelétricas (altamente poluentes), o que evitaria o despejo de poluentes e emissões de gases de efeito estufa.

Um benefício de ser uma empresa mais sustentável é o impacto positivo na imagem da organização perante a sociedade, o que gera valor para a marca e aumenta seu valor de mercado, além, claro, as recompensas financeiras, já que haverá ganhos operacionais e possivelmente aumento na produção.

Gestão de equipes mais eficiente

Assim como em qualquer área da organização, ter uma boa gestão é muito importante para ganhar produtividade e entregar bons resultados. Com a energia não é diferente. A gestão eficiente ajuda a ter controle dos processos de redução de custo com energia e mitigação de risco, além de indicar onde é necessário intervir para melhorar.

Gestão de equipe com a Beenergy

Para o gestor é essencial ter uma ferramenta de apoio, tanto operacional quanto estratégica. Com a utilização de um bom sistema de gestão de energia, as equipes de gestão podem alcançar melhores resultados, já que geralmente automatizam muitas das atividades que ainda são manuais em várias empresas, como a gestão de faturas e a organização das atividades de rotina que precisam ser executadas para manter a eficiência energética na empresa.

Conclusão: por que fazer gestão de energia?

Elencados esses fatores percebe-se que como benefício secundário, mas tão importante quanto estes já levantados, é o aumento da competitividade. Essa competitividade advém principalmente de processos produtivos otimizados ao menor custo, gerando assim maior renda, que se investida em ampliação da capacidade e eficiência gera ainda mais renda.

É por isso que a gestão de energia deve ser um esforço contínuo para encontrar novas oportunidades de economia, atacá-las e acompanhar seu progresso na obtenção de resultados de economia de energia contínuas. Gerir o consumo de energia deve ser visto como um investimento e não um gasto, mas os resultados com certeza serão muito melhores se esta estiver sempre presente e integrada nos processos normais da organização.

Além disso, com o constante avanço tecnológico, as oportunidades de redução e controle da demanda de energia elétrica vêm se mostrando cada vez mais acessíveis. Já existe a possibilidade de participação de programas governamentais e programas de resposta da demanda, que buscam um mercado de energia e uma operação do sistema elétrico cada vez mais econômica e eficiente.

Os sistemas modernos de gestão devem permitir a digitalização do gerenciamento de energia, desde a coleta de dados até os níveis de planejamento, análise de indicadores de desempenho, execução e eficientização. Devem implementar funções que facilitem o acesso à informação, processos e práticas por todos os responsáveis pelo processo, que sejam de fácil entendimento e execução, para tornar o processo de gestão e eficiência energética cada vez mais simples para todos.

Conheça a plataforma de Gestão de Energia da Beenergy.

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer entrar na discussão?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *