É comum que em diversas empresas as palavras “redução de custos” soe como algo negativo para os colaboradores. Afinal, em tempos de cortar despesas, há aquele pensamento de reduzir a folha de pagamento, o que nem sempre é a melhor opção.

Além de poder gerar um sentimento de desconfiança entre os colaboradores, você está perdendo a oportunidade de tornar eles parte do processo, alinhando toda a empresa e incentivando uma cultura de crescimento sustentável. Para empresas de alta eficiência, aproveitar todo o potencial para redução de custos sem reduzir o quadro de funcionários é essencial.

Um dos melhores meios de engajar os colaboradores a contribuírem para a redução de custos operacionais, principalmente com energia elétrica e telefone, é através de uma comunicação interna simples e eficiente. Quando há uma comunicação clara e seus colaboradores estão engajados, uma simples mudança de comportamento organizacional pode diminuir os custos das contas mais altas. Já imaginou o quanto é possível economizar quando todos os colaboradores entenderam a importância da redução de custos e trabalham juntos para fazer a empresa crescer de forma mais sustentável?

Sim, eu sei, falar que a comunicação é a principal ferramenta para engajar os colaboradores na redução de custos é fácil, mas como colocar na prática? Baseado na experiência com os clientes aqui na SocialBase, reuni algumas dicas para você aplicar na sua empresa e ver os resultados.

Sempre envolva os líderes nas ações

Assim como em outras estratégias de comunicação interna, o envolvimento das lideranças nas ações de redução de custos é essencial para a conscientização de todos os colaboradores. Eles serão os principais responsáveis por motivar os colaboradores e alinhá-los em prol do mesmo objetivo. Há poucas chances da empresa engajar nas ações se não verem seus líderes levando a eficiência da empresa a sério.

Além disso, os líderes são importantes na hora de definir metas de eficiência e mostrar quão importante é que a empresa tenha um crescimento sustentável, e como uma empresa eficiente na redução de custos pode auxiliar na ascensão profissional dos colaboradores. Se os líderes não estiverem engajados na causa, podem acabar formulando metas mal elaboradas, diminuindo a produtividade e as margens de lucro.

Se quiser saber um pouco mais sobre como os líderes são importantes para o engajamento dos colaboradores, temos um artigo excelente no blog Cultura Colaborativa sobre Lideranças na Comunicação Interna.

Conscientize cada equipe de sua parte

A responsabilidade na hora de reduzir custos e gerar uma operação mais rentável não é só de uma área. A boa comunicação interna é uma grande aliada da eficiência operacional, pois através dela é possível conscientizar cada área da sua parte nos custos. Com mensagens que alcancem e engajem o colaborador, eles poderão se envolver mais e buscar formas de reduzir custos em seus próprios processos.

Será que só o RH precisa se preocupar quando a empresa decide reduzir a folha de pagamento? Será que esta é realmente a área com maior custo?

Leia mais: Redução de custos: como o financeiro pode ajudar

As outras áreas devem ser informadas da necessidade de todos reavaliar seus processos e buscar oportunidades de melhores resultados com menores custos. Por exemplo, o Financeiro pode optar por apenas um sistema que agregue diversas atividades de rotina. Isso é uma redução de custos estratégica e apoiada pela comunicação interna. Para isso, ações de comunicação interna transparentes e um planejamento de custos inteligente podem ser as melhores ferramentas.

Utilize os canais de comunicação da empresa

Para potencializar os resultados das estratégias anteriores, é necessário estar ciente de qual é o melhor canal de comunicação para alcançar as pessoas. Você sabe por onde os colaboradores recebem melhor as mensagens? Se a resposta é não, a área responsável pela Comunicação Interna na sua empresa pode ajudar apresentando o plano de comunicação interna. Quando tiver ele em mãos, será muito mais fácil conscientizar a todos através de mensagens nos canais certos, seja ele qual for.

Aqui na SocialBase temos bons exemplos de campanhas de conscientização na nossa Rede Social Corporativa. Como os funcionários estão conectados e interagindo, a nossa cliente ALESC – Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina – teve facilidade na hora de divulgar sua campanha de redução de uso de copos plásticos e papel. Ainda foi possível mensurar o resultado da ação, já que a ferramenta analisa o alcance e engajamento da campanha, e também sugere insights.

Afinal, por onde começar?

Depois de tantas considerações e dicas, fica a dúvida: por onde começar? Principalmente no começo, a integração entre áreas e colaboradores é essencial para o sucesso das ações de redução. Busque quem dentro da sua empresa pode ajudar você a construir um plano de ação colaborativo, definindo como a comunicação ajudará na execução dele.

Mas então, como sua empresa está lidando com isso? Vocês estão conscientizando e engajando os colaboradores na causa para reduzir os custos? Comente aqui e vamos continuar a conversa sobre esse assunto!

 

Escrito por Lucas Ferreira

Publicitário com experiência em Produção de Conteúdo e Design, atualmente faz parte da equipe de Customer Growth da SocialBase e escreve para o blog Cultura Colaborativa, um dos principais blogs brasileiros sobre comunicação interna.

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