A energia elétrica é um dos principais custos de diversos segmentos de negócios. Mesmo na hora de cortar despesas, onde tudo “entra na faca”, as organizações não aproveitam todo o potencial para reduzir esse custo.

Porém, hoje já existem soluções que fornecem informações e ferramentas necessárias para se alcançar a eficiência energética. Neste artigo, vamos mostrar como a Beenergy pode ser uma aliada na redução de custos com energia elétrica na sua empresa.

Primeiro passo para reduzir custos de energia

Geralmente, quando se pensa em redução de energia, já imaginamos que será necessário trocar ou fazer manutenção de equipamentos, iluminação etc. Antes, porém, é preciso entender sua situação atual, traçar um objetivo, pensar nas melhores estratégias e só então realizar as ações necessárias para atingir este objetivo.

Por isso, redução de custos com energia passa necessariamente por uma boa gestão de energia.

Uma boa gestão de energia, no entanto, compreende três aspectos fundamentais: comprar bem a energia (R$/kWh), utilizar bem a energia (kWh/produção) e fazer isso com a menor quantidade possível de recursos (pessoas/equipamentos/processos).

Desta maneira teremos o menor custo por produto, seja qual for seu segmento (R$/produto).

Diagrama da gestão de energia

Tendo consciência disso, a empresa deverá usar seus dados (faturas de energia, histórico e hábitos de consumo, informações de infraestrutura) para decidir e controlar as ações (o que, como, quando, quem, quanto) que devemos realizar para reduzir os custos com energia elétrica.

Parece complicado, mas a Beenergy desenvolveu sua plataforma para ajudar a implementar uma gestão de energia simples, organizada e eficiente.

Gestão de Unidades Consumidoras

O ponto de partida é cadastrar suas unidades consumidoras com suas informações básicas e de infraestrutura, um dos itens que a plataforma utiliza para indicar oportunidades.

A plataforma foi pensada para termos a visão de todas as de unidades, grupos, ou unidades individuais. Dessa forma, damos ao gestor uma visão ampla da situação de todo o negócio e das ações que podem ser implementadas.

Além disso, geramos indicadores e comparamos a performance das unidades, distribuindo as tarefas e registrando as ocorrências de cada uma.

Leia mais: Como reduzir custos de energia em supermercados

Tudo o que a plataforma gera é com o objetivo de facilitar o acesso às informações e dar ao gestor o controle necessário para reduzir custos com energia elétrica.

Gestão de faturas e custos

O principal item da sua gestão certamente é a fatura de energia. Uma boa gestão de faturas é o primeiro passo para reduzirmos os custos.

Fatura de energia elétrica

É da fatura de energia que vem os dados para elaborarmos bons contratos com as distribuidoras, decidirmos quais as melhores opções de compra de energia, definirmos metas e objetivos e evitar multas, ultrapassagens e outras surpresas.

A fatura de energia é o input principal da plataforma, que transforma dados das faturas em informações claras, facilitando o entendimento e dando suporte às melhores decisões.

Uma funcionalidade legal é que a plataforma insere automaticamente as faturas de energia elétrica, assim você não vai mais perder horas atualizando planilhas e analisando o que precisa ser feito (você sabe o trabalho que isso dá).

Oportunidades de economia

Com base na análise das faturas de energia elétrica, a Beenergy indica o que fazer, como fazer e a hora que deve ser feito com relação a contratos de demanda, enquadramento tarifário, fator de potência, contestação de faturas, consumo indevido e ultrapassagens, ou seja, as análises básicas que temos que fazer todos os meses (mas que dá trabalho fazer manualmente).

Além de automatizar estas ações relativas ao contrato com a distribuidora de energia, a plataforma indica as melhores opções de compra de energia conforme sua região e perfil: mercado livre, geração distribuída, programas de eficiência, geração na ponta etc.

Leia mais: Onde estão as oportunidades de economia na fatura de energia

Como estamos evoluindo nossa plataforma constantemente novas funcionalidades sempre serão disponibilizadas oferecendo mais oportunidades sempre com foco na redução de custos.

Gestão de tarefas e histórico

De nada adianta você gerenciar suas faturas e ter as oportunidades identificadas se as ações não são realizadas. Pensando nisso adicionamos uma funcionalidade para facilitar a organização e realização das tarefas.

Com essa funcionalidade, o gestor pode agendar as ações que precisam ser executadas, indicar um responsável para a sua execução, colaborar para a resolução de tarefas e acompanhar o andamento por meio dos comentários.

Além das tarefas, outra funcionalidade importante é o histórico. Ele é essencial para que as empresas tenham o registro de todas as ações que são realizadas, como alterações de contrato e instalação de novos equipamentos, e outras ocorrências que impactem na operação e nos custos da empresa, como paradas de geradores, turnos extras, etc.

Com o histórico é possível ter mais clareza qual ação proporcionou uma redução maior e avaliar o ROI dela e quais ocorrências impactam no custo.

Conclusão

Para reduzir custos de energia nas empresas é preciso ação e gestão. É importante, portanto, ter dados, informações e ferramentas que permitam você entender qual a sua situação atual, quais ações precisam ser realizadas e quais oportunidades sua empresa possui para reduzir custos. Tudo isso vai auxiliar a sua empresa na tomada de decisões.

A Beenergy atua como um clínico-geral para as empresas: o médico faz um diagnóstico a partir dos sintomas que descritos e exames realizados, e a partir daí orienta o melhor tratamento, especialista ou remédio para resolver seu problema.

Como o clínico-geral, a Beenergy utiliza os dados da fatura da empresa para ajudar a controlar, organizar e tomar decisões para reduzir seus custos com energia. Ela indica os problemas e oportunidades de melhoria, além de ferramentas para que sua gestão seja a mais simples possível.

Ah, sem nenhum hardware e nem grandes investimentos, e com uma implementação super simples.

Quer conhecer melhor a Beenergy e saber como ela pode ajudar a sua empresa a deixar de perder dinheiro com energia elétrica? Fale com nosso consultor.

Fale com um consultor da Beenergy

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer entrar na discussão?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *