Como economizar energia elétrica na sua empresa
Todos sabemos que as tarifas de energia elétrica estão ficando cada vez mais altas e economizar energia elétrica tem se tornado cada vez mais necessário. Em Santa Catarina, por exemplo, entrou em vigor no dia 22/08/2018 o reajuste tarifário da Celesc Distribuição.
Para os consumidores residenciais o reajuste médio ficou em torno de 13,15%, já para consumidores do grupo A este reajuste chegou a 15,05%!
Portanto, nada mais sensato que tomar ações para conseguir economizar energia elétrica na sua empresa. Desde iluminação inteligente ou mais eficiente, até gerar sua própria energia, diversas são as ações possíveis.
A seguir são listadas algumas providências imediatas.
Contratos de Energia
Você já parou para avaliar suas faturas de energia e seu contrato com a distribuidora? Em uma pesquisa recente que fizemos com cerca de 80 supermercados em SC identificamos que quase 70% deles tinham oportunidades de otimização no contrato com a distribuidora com ganhos superiores a 10%.
Contrato de demanda, excedentes de reativo, ultrapassagens, etc. Além disso vale a pena avaliar outras formas de comprar energia tais como o Mercado Livre de Energia e opções de Geração Distribuída.
Iluminação Inteligente para economizar energia
Estudos e avaliações luminotécnicas do ambiente de sua empresa pode ajudar a melhor dimensionar o sistema de iluminação. Muitas vezes a quantidade e potência das lâmpadas utilizadas pode estar superdimensionada, podendo trocá-las por lâmpadas LED (em média 50% mais econômicas) e até mesmo diminuir a quantidade lâmpadas.
Outra opção para melhorar a eficiência do seu sistema de iluminação, e reduzir custos de energia, é utilizar paredes e teto em cores claras, elas melhoram a refletância da luz, auxiliando na iluminação do ambiente.
Manutenção preventiva
A manutenção constante em máquinas e equipamentos tem enorme potencial para ajudar a economizar energia da empresa a e muitas vezes é deixada de lado.
Manutenção em condicionadores de ar e motores pode reduzir em até 5% sua conta de energia, por apresentarem um maior consumo de energia, seja por poeira ou falta de lubrificação, apresentam também menor rendimento.
Procure verificar também o dimensionamento do sistema de motores e ar condicionado. Motores superdimensionados apresentam baixo fator de potência, podendo acarretar em multas por excesso de energia reativa, além de apresentarem um rendimento inferior.
Condicionadores de ar subdimensionados promovem um maior consumo de energia por não serem capazes de climatizar o ambiente de maneira eficiente, mantendo um funcionamento praticamente ininterrupto.
Refrigeradores
Verifique a vedação das portas dos refrigeradores e freezers. Além disso, regule a temperatura do freezer para uma temperatura considerada adequada.
Esses passos podem ajudar a economizar energia em até 10%. Faça ainda a manutenção periódica em seus refrigeradores.
Outras ações podem e devem ser tomadas, porém estas são de impacto imediato. Fique ligado em nosso blog para saber de outras ações.
Solicite uma demonstração da plataforma Beenergy e veja como ela ajuda na gestão das faturas e na redução dos custos com energia de sua empresa.
Deixe uma resposta
Quer entrar na discussão?Sinta-se livre para contribuir!