Eficiência Energética Gestão de Energia

O nascimento da Beenergy – Reduzindo Custos

56_0

Olá amigos, neste primeiro post do nosso blog gostaria de compartilhar com vocês os motivos que nos levaram a criar a Beenergy.

Meu pai, Gerson Sampaio Filho, é um dos pioneiros do segmento de eficiência energética no Brasil tendo atuado em centenas de projetos ao longo de mais de 30 anos até hoje. Não preciso dizer que como filho mais velho logo enveredei para a área, primeiro acompanhando (e incomodando) sua rotina e posteriormente efetivamente atuando em diversos projetos.

Como ESCO (empresa de serviços de conservação de energia) atuávamos na identificação de potenciais de economia de energia e na implementação de projetos para a redução dos custos, vale ressaltar que a eficiência energética é uma mina de oportunidades dentro das empresas. O trabalho envolvia desde a compra de energia, aplicação de tecnologias eficientes (retrofit) até a utilização das instalações (procedimentos). Todos estes tópicos abordaremos em outros artigos.

Atendi hospitais, hotéis, supermercados, shopping centers, varejistas, associações, industrias dos mais diversos tipos. Participei de inúmeros eventos e incontáveis projetos abrangendo troca de equipamentos, fator de potência, controle de demanda, contratação de energia, enfim, uma vivencia  muito grande que exigia um imersão dentro das empresas na qual eu trabalhava.

Nestes anos todos uma coisa ficou bem clara, a deficiência ou mesmo inexistência de uma gestão de energia organizada nas empresas, tal como marketing, ti, financeiro entre outros. Em muitos segmentos a energia é um dos maiores custos e é elemento fundamental para a manutenção das operações, faz sentido não dar a devida atenção a este importante insumo? Não, mas a maioria tomam atitudes de forma esporádica, geralmente adequadas a expressão “quando a água bate na bu#da”, e temos visto muito disso nestes últimos anos.

Os gestores não necessitam necessariamente ter uma formação técnica para atuar de maneira eficaz na gestão de energia, necessita de informações, procedimentos, controle e ferramentas que possibilitem e facilitem a ação e a tomada de decisões. A rotina do gestor de energia é em sua maior parte consolidar e organizar dados, faturas, contratos, medições, ações de eficiência, projetos e outras tantas atividades.

Pois bem, é justamente aqui que se encontra o problema: o excesso de dados (não informação), mistura de ferramentas e falta de organização e padronização. Hoje o profissional passa mais tempo tentando entender e organizando os dados do que efetivamente planejando, controlando e agindo.

Uma infinidade de planilhas, projetos, documentos espalhados por todos os lados, sistemas de medição, falta de registro e histórico das instalações e comunicação ineficiente. Esta foi minha vida durante anos.  E se pudêssemos integrar todas estas informações dentro de uma única plataforma, tipo um sistema de gestão empresarial tal como SAP, Totvs, ou melhor, com todas as facilidades dos sistemas web na nuvem como Conta Azul .

Eureca! Criamos a Beenergy, com a proposta de permitir que todas as empresas possam ter uma gestão de energia inteligente, integrando as diversas necessidades da empresa em uma única plataforma, acessível de qualquer lugar a um custo baixo perante os benefícios que ela proporciona.

Beenergy – Simplifica, organiza e reduz seus custos com energia. Solicite uma demonstração e receba um diagnóstico da situação energética de sua empresa. Veja como é simples ter uma gestão eficiente de energia em sua empresa.

solicite uma demonstração

 

 

> Não esqueça de assinar a nossa newsletter e ficar sabendo das atualizações do blog e outras informações importantes para seu negócio. Abraços e até a próxima.

 

Sobre o autor

Gerson Ferraz

CEO da Beenergy. Especialista em gestão e redução de custos com energia. Coordenador do programa de eficiência energética da ACATS.

Deixe um comentário